ACOMPANHAMENTO PEDIÁTRICO – Como deve ser a rotina de consultas da sua criança?
(Por Dra. Patrícia Brandão)
O pediatra é um médico que vira quase um “membro da família”. Ele acompanha o bebê desde o nascimento até a adolescência e durante anos ele se torna o apoio para muitos momentos de aflição dos pais. É ele quem orienta sobre desenvolvimento, alimentação e até criação dos filhos.
Você sabia que a primeira consulta com o pediatra deve ocorrer ainda com o bebê na barriga da mãe? É isso mesmo! Chama-se consulta pediátrica pré-natal. O pediatra não examinará a gestante, o foco desta consulta são orientações sobre os cuidados com o bebê, amamentação, parto, vacinas da gestante e do bebê; e também as orientações necessárias se houver alguma malformação fetal. Na Clínica da Criança e do Adolescente você encontra vários pediatras que fazem essa avaliação na gestação.
Durante o primeiro ano de vida do bebê, as consultas com o pediatra serão parte da rotina da família. O pediatra é responsável por acompanhar o desenvolvimento infantil, ganho de peso, orientações sobre alimentação e comportamento. Ou seja, ele trata doenças e faz orientações sobre promoção da saúde. A escolha do pediatra é uma decisão muito importante, pois o bom relacionamento com este médico garante o bem-estar das crianças e a tranquilidade dos pais.
Após o nascimento, a primeira consulta com o pediatra deve ocorrer idealmente em 72 horas após a alta hospitalar; se não for possível, deve ocorrer até 7 dias de vida.Se o bebê precisar de internação após o nascimento, a primeira avaliação deve ocorrer na primeira semana após a alta hospitalar.
Na primeira consulta o pediatra avalia as condições de nascimento, amamentação, exame físico do bebê, verifica os testes de rastreio neonatal (teste da orelhinha, pezinho, coração e linguinha) e a icterícia neonatal (doença comum nos primeiros dias de vida que deve ser avaliada em tempo adequado para iniciar tratamento rápido, se este se fizer necessário). Nas próximas consultas o pediatra avaliará peso, estatura, dará orientação sobre vacinas, alimentação e desenvolvimento neurológico.
Geralmente no primeiro ano de vida as consultas são mensais, no segundo ano são trimestrais, no terceiro ano semestrais e após os 4 anos devem ser feitas pelo menos uma vez por ano. Uma dica é agendar a consulta perto do aniversário da criança para não esquecer!
Acompanhar com o pediatra é essencial para que a criança cresça com saúde e bom desenvolvimento!