Automedicação e importância dos cuidados pediátricos para os pequenos

A automedicação é o ato de utilizar medicamentos sem prescrição médica, podendo ser perigosa dependendo do medicamento e da doença.

Em crianças, os responsáveis frequentemente buscam alívio para sintomas como resfriados, gripe, dores e febres, utilizando analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.

Mas, essa prática não é recomendada para ninguém: adultos e muito menos crianças.

Os perigos da automedicação em crianças incluem intoxicações, dificuldade de diagnóstico correto e mascaramento de sintomas importantes.

Essa prática pode levar a interações medicamentosas, intoxicações, associação incorreta entre sintomas e causas, e resistência bacteriana.

A conscientização sobre os perigos da automedicação e a orientação de um profissional de saúde são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar das crianças.

Os cuidados médicos devem ser feitos desde os primeiros dias, incluindo consultas regulares, avaliação de crescimento e desenvolvimento, vacinação, alimentação, cuidados de higiene, sono, desenvolvimento emocional, prevenção e tratamento de doenças, educação aos pais e acompanhamento a longo prazo.

Para proporcionar um crescimento seguro, é essencial o acompanhamento contínuo com o pediatra, permitindo que o bebê seja monitorado ao longo do seu crescimento e sendo possível prevenir e detectar doenças precocemente, além de oferecer orientações sobre nutrição e hábitos saudáveis, acompanhar marcos de desenvolvimento, criar um histórico médico, fornecer suporte emocional e construir um relacionamento de confiança.

Escolher um pediatra de confiança é crucial para garantir o cuidado adequado da criança, considerando a abordagem e filosofia de tratamento do profissional.

Desta forma, não será necessário optar pela automedicação, pois o pediatra em questão conhecerá a criança e saberá qual melhor abordagem para o tratamento.

Encontre profissionais qualificados na Clínica da Criança e do Adolescente e ofereça ao seu filho um crescimento seguro e protegido.