fbpx

Blog Voltar


05 dúvidas frequentes sobre prematuridade.

Por Clínica da Criança e do Adolescente

Prematuridade é um assunto extenso e nenhuma família está preparada para vivenciá-la. Cada história é única. Atualmente, temos o apoio de muita tecnologia, avanços científicos e profissionais que trabalham incansavelmente para conseguir promover um excelente desenvolvimento aos prematuros, sendo que, hoje, a expectativa de sobrevida de um prematuro é de 95%.

Em novembro existe a campanha “Novembro Roxo”, voltada para sensibilizar a todos sobre a prematuridade. Este ano, o slogan escolhido foi “Juntos pelos prematuros, cuidando do futuro”, afinal os cuidados com eles vão para além das maternidades, dependendo também de políticas públicas e o apoio de organizações privadas para promover o suporte à família que está cuidando de um recém-nascido prematuro.

Separamos aqui 5 perguntas comuns relativas a esse assunto:

Quando um bebê é considerado prematuro?

Bebês que nascem antes de completar as 37 semanas de gestação são considerados prematuros; aqueles que nascem antes das 28 semanas são considerados prematuros extremos.

Quando o bebê vai para casa, ele precisa de cuidados especiais? 

Quando o bebê é liberado para ir para casa isso significa que ele está apto a receber os mesmos cuidados que um bebê recém-nascido a termo, ou seja, muito colo, atenção, carinho e cuidado.

O bebê prematuro terá algum atraso em relação aos outros?

O desenvolvimento neurológico de um bebê prematuro deve ser sempre avaliado pela idade corrigida da criança, não pela idade cronológica. Por exemplo, um bebê de 10 meses que nasceu 8 semanas antes, pode apresentar reações mais semelhantes às de um bebê de 8 meses, sem que isso signifique atraso. Esse desenvolvimento deve ser acompanhado por um pediatra cuidadoso e pela família para avaliarem, juntos, os estímulos corretos que devem ser oferecidos e quando é necessário acompanhamento especializado e terapias.

O que é preciso ser observado?

Todo o histórico gestacional, tempo de prematuridade, como foi o quadro de saúde após o nascimento e se algum cuidado médico precisará ser mantido em casa. Durante o tempo de internação é importante a mãe e/ou pai estarem o máximo de tempo possível com o bebê, incentivar o aleitamento materno e o contato físico com o bebê. O método canguru é amplamente utilizado para promover essa interação corpo a corpo, mas também precisa ser feito com atenção, uma vez que o bebê gasta bastante energia quando está fora da incubadora.

É verdade que os prematuros têm um calendário diferenciado de vacinação?

Sim, os prematuros seguem um calendário vacinal diferenciado. Ao mesmo tempo que podem precisar aguardar um pouco para receber algumas vacinas (como BCG e hepatite B), precisam se imunizar de forma antecipada contra algumas doenças respiratórias. Destaca-se especialmente a imunização contra o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), sendo importante sua realização no período de sazonalidade (entre abril e setembro).

Se você tem um bebê prematuro, procure um pediatra que possa te apoiar e dar orientações atualizadas sobre o desenvolvimento do seu filho, alguém que te passe toda a segurança que você precisa para exercer a sua parentalidade de forma leve e atenciosa.

Na Clínica da Criança e do Adolescente, além de médicos de diferentes especialidades, você conta com um atendimento de plantão, onde o profissional tem acesso a toda a ficha do seu filho, oferecendo, assim, atendimento sempre que você precisar e com todo o histórico dele (caso ele já faça o acompanhamento de rotina aqui na clínica).