OUTUBRO ROSA
Por Dra. Patrícia Brandão
Outubro se pinta de rosa para chamar a atenção sobre o câncer de mama, que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCa), é a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras.
A campanha se iniciou nos Estados Unidos, por iniciativa da Sociedade Americana do Câncer (ACS), e se espalhou pelo mundo. O objetivo é informar e orientar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.
De acordo com o INCa, cerca de 30% dos casos podem ser evitados com ações adotadas no dia a dia tais como: prática de atividade física, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e o consumo reduzido de bebidas alcoólicas. Outro fator muito importante é o ato de amamentar! Sim! Amamentar é um dos fatores que ajudam a prevenir o aparecimento da doença.
A doença é mais comum em mulheres (apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens) e tem a idade como um dos mais importantes fatores de risco. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
- Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido dos mamilos.
É de extrema importância que a mulher esteja atenta ao próprio corpo. Caso encontre algum desses sinais nas mamas, deve procurar um médico para avaliação diagnóstica. Além disso, também é recomendado que façam uma mamografia de rastreamento. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Mas… o que a Clínica da Criança e do Adolescente tem a ver com o Outubro Rosa? O pediatra inicia seu trabalho normalmente quando nasce um novo membro na família e o acompanha por anos! Seu papel também é divulgar informações gerais sobre saúde entre os familiares de seus pacientes e promover a adoção de hábitos de prevenção e comportamentos saudáveis para toda a família.
O Outubro Rosa acaba sendo também uma oportunidade para abordar a saúde da mulher em geral. Nos meses de outubro nós, da Clínica da Criança e do Adolescente, sempre buscamos reforçar a importância da vacina contra o HPV, que é uma importante aliada na luta contra o câncer de colo uterino.
Converse também com seu ginecologista! Ele vai te ajudar com orientações sobre quando realizar mamografia e como fazer o autoexame das mamas. Vejam agora as orientações da Dra. Mariana Sirimarco, ginecologista e obstetra da clínica Climar sobre este assunto:
“Hábitos saudáveis de vida são o maior fator protetor para a saúde das suas mamas!
Como dito anteriormente, apenas 5 a 10% dos casos são de caráter hereditário; isso significa que em mais de 90% dos casos a prevenção é possível!
Além de uma dieta adequada (ter uma orientação nutricional é de suma importância) e da prática regular de atividade física, a mulher deve fazer o autoexame!
Este deve ser realizado no início do ciclo menstrual, apalpando toda a mama com a mão posicionada atrás da cabeça. Não tenha medo! Essa prática salva muitas vidas!
A consulta regular com ginecologista também é importante, e na grande maioria das vezes, após os 40 anos, o controle anual com mamografia será iniciado.
Nenhum outro exame substitui a mamografia. E também não se justifica o início do rastreio antes dos 40 anos, salvo em casos específicos de histórico familiar com câncer diagnosticado em mulheres muito jovens.
Que o Outubro Rosa desperte nosso olhar para o autocuidado o ano inteiro!”